quinta-feira, julho 14, 2011

ESCOLA ESTADUAL EDVALDO BOAVENTURA


Estágio supervisionado, realizado no 5° semestre do Curso de História.


O objetivo geral do estágio proposto pela matéria de Estágio Supervisionado II, foi a meu ver, apresentar ao aluno o ambiente de sala de aula, adaptando-o a realidade que encontrará no desenvolvimento de sua profissão como corpo discente de alguma instituição de ensino.
O período de estágio desenvolvido pela matéria é o suficiente para apresentar ao aluno o ambiente citado anteriormente. Cabe ao aluno, junto à diretoria do colégio e o professor responsável pelo estágio, desenvolver da melhor forma possível a sua atividade.
O desenvolvimento das aulas foram de observação, além de elaborar um cronograma de aulas para mim e para a minha orientadora, já que eu estava com o EJA, que corresponde a um ensino diferenciado, sem avaliação (testes e provas), mas com uma avaliação processual, qualitativa. Sendo estas aulas em três dias da semana, em que eu nas terças-feiras estava presente, que seria o dia disponível para o estágio e nos demais dias, quintas e sextas-feiras as aulas eram dadas pela professora responsável.
Participei da rotina da escola em uma reunião dos professores junto a direção e coordenação para avaliar a unidade passada e traçar metas para a seguinte, nesta reunião foram estabelecidas exigências da Secretaria de Educação nos assuntos propostos para a turma do EJA.
Foram trabalhados os assuntos, Revolução Russa e seus conceitos, a II Guerra Mundial e da exigência da Secretaria de Educação, o assunto: a escola como um espaço de socialização.
Comecei no estágio dia 22/03 e encerrei as atividade no dia 07/06. Desenvolvi atividades orientada pela a professora responsável pelo o meu estágio. Participei da reunião da escola com os professores e Secretaria e me posicionei quando solicitada junto aos professores.
Ministrei algumas aulas, supervisionada pela a professora orientadora, trabalhando a II Unidade, me atentei a postura dos alunos e às dificuldades que eles apresentavam, e a partir desta data, eu estava sempre presente na escola nas terças-feiras.
Das experiências que obtive no decorrer do período de estágio a mais marcante foi estar frente aos alunos. Essa responsabilidade de levar o conhecimento e fazer refletir sobre os fatos, realmente isso é muito especial! A responsabilidade de assumir uma turma do EJA, adultos, já vividos e ao mesmo tempo tão necessitados do conhecimento, é algo que foi muito enriquecedor para mim! Na verdade eu sempre quis começar a ensinar os adultos e esta oportunidade foi muito bem aproveitada por mim. Confesso que de início me desesperei com as particularidades do ensino do EJA e com a insatisfação por parte dos professores com este método, mas quando estava com eles senti a satisfação que eu tanto procurava encontrar.
Outro ponto que não posso deixar de falar é que eu encontrei um apoio muito grande por parte das minhas avaliadoras. Tanto Nayara, que a todo o momento me tranquilizou e me incentivou, entendendo o meu medo e as minhas necessidades, quanto Rita que apesar de não concordar com a filosofia do trabalho do EJA soube me direcionar e também me acolher nas minhas inquietações. MUITO OBRIGADO PROFESSORAS!
Das dificuldades que surgiram para mim, acredito que a mais tocante foi ver uma realidade muito triste no ensino. A deficiência no trabalho com os estudantes do EJA. Adultos que trabalham o dia inteiro, na sua maioria senhores e senhoras se dispondo a um recomeço, mas não usufruindo dos mesmos direitos dos demais estudantes. Como de livros didáticos e até de assuntos que na tentativa de uma continuidade no estudo, como fazer um vestibular para entrar em uma faculdade seria de total importância para a sua aprovação e permanência no ensino.
Devo lembrar e agradecer a vice-diretora do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, Rosângela, porque foi a primeira pessoa que eu tive acesso e também foi quem convenceu a professora Rita de me orientar e a coordenação, com a professora Darci de aceitar uma estagiária para o EJA.
No ponto da experiência devo também agradecer a oportunidade da Unijorge e da professora Nayara Rios pelo aprendizado adquirido no processo de estágio.
No âmbito teórico agradeço a professora Rita pelo desenvolvimento das aulas dela, me esclarecendo muitas dúvidas, dialogando sempre comigo sobre os assuntos abordados e sobre como desenvolver os assuntos prendendo os alunos com interesse e respeito não só no professor mais também na disciplina de História.
Em suma devo esclarecer que o período de estágio desenvolvido no Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, foi de extrema importância para o meu aprendizado como futura professora e a inicialização que ele me propôs ao entrar em sala de aula observando um professor e conhecer os ares de uma sala de aula.
Por tudo isso, deixo aqui registrado este estágio. O meu primeiro momento de verdade assumindo uma turma e vivendo a realidade de uma escola, uma experiência maravilhosa e de muita importância para a minha vida profissional.

Nenhum comentário:

E-mail: sanmachadosilv@hotmail.com Tels: 55 71 99172863 (VIVO) 55 71 9369-6162 (TIM)