terça-feira, agosto 10, 2010

Viver Aprendiz

Centro Acadêmico Estudantil
União dos Búzios
Unijorge-Centro Universitário Jorge Amado
Curso de História
Coordenação de Cultura e Eventos



O C.A. Estudantil da Unijorge, União dos Búzios, conta com a participação dos estudantes do curso de história para fazer valer a consciência, organização e mobilização: os passos necessários para a conquista de qualquer direito. A história dos movimentos estudantis em todo o mundo é recheada de vitórias. Mesmo nos momentos mais difíceis, sob as condições mais severas, os estudantes puderam demonstrar sua força e derrubar barreiras. Por isso, o centro acadêmico União dos Búzios busca contribuir para a construção de uma consciência crítica entre os estudantes, ao estimular o debate de idéias, ao fomentar a cultura e promover a integração entre os acadêmicos.
A partir de um olhar na necessidade de se aprofundar o conhecimento é que questionamos e buscamos por respostas.
Tenho curiosidades, quero cada vez mais aprender, sou uma eterna APRENDIZ, o significado da vida para mim é este, VIVER APRENDIZ, estar sempre buscando e aprendendo, vivendo e fazendo coisas novas. Nos reiventando a cada momento vivido, crescendo e surgindo, nos transformando e adquirindo mais experiências, sempre.
Busco o saber...
Saber sobre, por exemplo, a Irmandade da Boa Morte.
A Bahia é muito rica culturalmente, com a intenção de buscar mais conhecimento acerca das histórias contadas através das narrativas e vivências das manifestações populares, a festa da Irmandade da Boa Morte, é comemorada todos os anos, na cidade de Cachoeira, interior do estado da Bahia.
É festejada e acompanhada por baianos e turistas do mundo inteiro, que com muita fé e alegria acompanham os cortejos e missas simbolizados pelo o Sincretismo religioso, a união das religiões, católica e candomblé.

Falar da Irmandade da Boa Morte é um desafio, a documentação a seu respeito é muito escassa, composta apenas por mulheres negras descendentes de escravos, todas elas ligadas ao candomblé, com idade superior a 45 anos que cultuam a Virgem Maria da Igreja Católica e também aos orixás. A Irmandade teria sido criada na Bahia como sociedade secreta no intuito de comprar cartas de alforrias para escravos, a Irmandade na Bahia teve origem na Igreja da Barroquinha em Salvador por volta de 1820, e segundo Pierre Verge suas idealizadoras fundaram o primeiro candomblé Ketu de Salvador, mas foram os jêjes que ao se deslocarem da capital para o interior que levaram para Cachoeira a devoção e a Festa da Boa Morte. O historiador Antonio Moraes Ribeiro acredita ainda que uma das presumíveis líderes da Revolta Islâmica Luiza Mahin em pessoa esteve envolvida na constituição da Irmandade após sua fuga de Salvador para o Recôncavo, deixando um legado claramente muçulmano, o turbante, no traje da baiana.

A festa propriamente dita tem um calendário que inclui missas, procissões, cortejos, e muita comida, na sexta-feira, a ceia branca, por ser dia de Oxalá é proibido o dendê e a carne na celebração de assunção de Nossa Senhora da Gloria, depois da procissão a alegria toma conta dos cachoeiranos que celebram com muita comida e muito samba de roda.

Conheça mais a história da Bahia, participe da festa da Boa Morte em Cachoeira, dia 15/08, às 8h, saída da frente do Shopping Iguatemi, retorno às 22h de Cachoeira, valor 40,00.

Venha participar dos cortejos e cair no verdadeiro samba de roda.

Obs: as pessoas interessadas podem entrar em contato comigo, Sandra tel. 99172863, ou pelo
e-mail:
sanmachadosilv@hotmail.com, podem acompanhar o meu perfil pessoal e de trabalho por este blog, www.sanmachado.blogspot.com ou acessar também o meu blog de pesquisas e eventos pessoais, www.viveraprendiz.blogspot.com


Cartaz de divulgação da Festa da Boa Morte (bate-volta)

Nenhum comentário:

E-mail: sanmachadosilv@hotmail.com Tels: 55 71 99172863 (VIVO) 55 71 9369-6162 (TIM)